quarta-feira, 16 de março de 2011

Dicas para vencer o desafio SEBRAE.


1- Conheça o manual 
  É recomendável que você leia o manual disponibilizado logo no início do jogo. Ele será seu guia de sobrevivência durante a simulação. É importante que todos os membros da equipe tenham pleno conhecimento de seu conteúdo. Pode apostar que isso os ajudará e muito no jogo. Sei que é uma dica simples, mas tenha em conta que muitos dos seus concorrentes sequer abriram este manual, e é aí que estará o diferencial da sua equipe.

2- Leia mais 
  Leiam muito! Isso mesmo, quanto mais por dentro do assunto tratado no jogo você estiver, melhor. Procure boas literaturas sobre planejamento, marketing, gestão de itens fundamentais como oferta/demanda, preços, sazonalidade e, principalmente, contabilidade! O Desafio SEBRAE, mais do que uma simulação, é um espelho que reflete a realidade das empresas, por isso, os participantes precisam ter uma boa noção dos conceitos abordados.

3- Participe de fóruns de discussão  
Para se ter uma boa experiência no jogo é preciso que os participantes mantenham uma boa troca de informações entre eles, e as conversas informais pela internet ajudam neste processo. Participe de fóruns sobre o Desafio, faça um grupo de discussão no MSN, siga pessoas que já participaram do jogo no Twitter, enfim, são inúmeras as possibilidades de troca de experiências via internet.

4- Faça network com profissionais da área 

Converse com pessoas que tem experiência no mercado abordado pelo jogo. Elas, com certeza, te darão uma boa noção do comportamento deste mercado em aspectos como a sazonalidade, por exemplo. É importante saber as épocas do ano em que tal produto vende mais ou menos. Estreite os laços com este profissionais, network neste jogo também pode ser uma grande ajuda.

5- Seja altamente responsável 

  Como vocês já sabem, o Desafio SEBRAE é basicamente movido por prazos e datas para entrega das tarefas, por este motivo, é preciso ficar atento e não perder nenhum prazo. Alerte sempre sua equipe para não perder os prazos. Com certeza, grande parte das empresas que não chegam às fases finais são eliminadas por causa do prazo de entrega. Fiquem atentos e entregue sempre suas tarefas com antecedência!

6- Monte uma equipe vencedora 

Para participar do Desafio SEBRAE, você precisa ter uma grande equipe, com membros preparados e dispostos a irem até o final com você. Evite escolher as pessoas apenas pela amizade, pense também nas qualificações e na vontade demonstradas, pode ter certeza que isto fará muita falta na reta final.

7- Esteja preparado 

Mais do que um bom concorrente, você precisa ser um concorrente capaz de vencer os demais. E pra isso, é indispensável que você se prepare para o jogo. Leia, estude, pesquise, converse e planeje. Esteja atento a tudo o que acontece na simulação, e de preferência, com os seus concorrentes. Um candidato bem preparado faz uma diferença enorme durante a simulação

2 comentários: