quarta-feira, 9 de março de 2011

Ciências Sociais

Introdução da Sociologia na Administração

Da origem da vida ao ser humano
O surgimento da espécie humana conseqüente a transformação evolutiva de seres vivos através de longos períodos de seleção natural

Os ancestrais mais próximos do homem surgiram a cerca de 70 milhões d anos enquanto  o hominídeo a 2 milhões de anos e o homo sapiens a apenas 500 mil.
 

Adaptação biológica
O próprio processo de seleção natural foi acentuado aspectos físicos do homem moderno que melhor permitiam sua adaptação ao ambiente. As diferenças que  identificam as raças nada mais são que diferenças adaptativas as sua respectivas regiões, como essas diferenças tem um substrato genético elas não desaparecem com a simples mudança da região.

As duas concepções básicas de cultura.
A primeira concepção de cultura remete a todos os aspectos de uma realidade social: a segunda refere se mais ao conhecimento as idéias e crenças de um povo
A primeira cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo,  em cada caso da conta da característica dos agrupamentos a que se refere.
A segunda cultura diz respeito a um domínio da vida social, linguagem,  ao conhecimento filosóficos. Cultura é a referencia á cultura alternativa, compreendendo tendências de pensar a vida e a sociedade.

A noção de regras
O exemplo dos usos da língua tem uma função esclarecedora, ela é um dos elementos mais característico da cultura, dando identidade aos diversos agrupamentos humanos.
As culturas como um todo são ordenadas a partir de regras: O que esta querendo afirmar é que a regra é o principio da  cultura,; O que fundou a condição humana deve ter sido uma regra que teve um caráter universal; A vida humana muda pq as regras mudam enquanto a natureza se mantém estável pq as suas leis não se alteram
Homem é uma espécie que inventou a si mesmo;

A proibição do incesto
passagem da natureza para a cultura.
A espécie humana é a única que produziu o que chamamos de cultura e ao mesmo tempo a única respeita a proibição do incesto
Diferentes sociedades humanas classificam parentes consangüíneos de formas diferentes :O pai biológico não é classificado pelo sistema de parentesco dos trobiandenses, a função paterna é exercida pelo irmão da mãe.
O homem é um ser fundado pela cultura ao ser retirado da natureza

eles identificam a proibição do incesto como a regra que afasta o homem da natureza e inaugura a cultura.
a isogamia passou a ser assim a solução para a repressão dos desejos incestuosos imposto pelo tabu do incesto
Levi vê a primeira regra do incesto não como a primeira mas sim como complementar e derivado da exogamia

A regra como conteúdo da humanidade
Nossos desejos deve seguir os imperativos da adequação a uma ordem governada pela moral pela ética pela religião e pelo estado, fora dessa ordem experimentamos apenas a culpa e o desprazer fora dela nosso comportamento é sem sentido, incompreensivo para o outro e para nos mesmo.

nossa genética não determina o nosso comportamento: a personalidade é ditada pela sociedade que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário