A tomada de decisão pode ser considerada como o processo mental resultando na escolha de um curso de ação entre os diversos cenários alternativos. Todo processo decisório produz uma escolha final. A saída pode ser uma ação ou um parecer da escolha.
Análise de Problemas X Tomada de Decisão
É importante diferenciar a análise de problemas e tomada de decisão. Os conceitos são completamente separadas uma da outra. A análise do problema deve ser feito primeiro, depois as informações obtidas nesse processo podem ser utilizadas para tomada de decisão.
Análise de Problemas
Analise o desempenho, o que os resultados devem ser contra o que eles realmente são:
Problemas são apenas desvios dos padrões de desempenh.
Problemas devem ser precisamente identificados e descritos.
Os problemas são causados por alguma mudança de uma característica distintiv.
Algo que sempre pode ser usado para distinguir entre o que tem e não tem sido efetuado por uma caus.
Causas dos problemas podem ser deduzidas das mudanças relevantes encontradas na análise do problema.
A causa mais provável que um problema é o que explica exatamente todos os fatos
Os objetivos devem ser previamente estabelecidos.
Os objetivos devem ser classificados e colocados em ordem de importância Objetivos.
Ações alternativas devem ser desenvolvidas.
As alternativas devem ser avaliadas em relação a todos os objetivos.
A alternativa que seja capaz de alcançar todos os objetivos é a decisão provisória.
A decisão provisória é avaliado por mais possíveis conseqüências.
As ações decisivas sejam tomadas e as medidas adicionais sejam tomadas para evitar as conseqüências adversas se tornem problemas e iniciar os dois sistemas (análise de problemas e tomada de decisão) mais uma vez.
Processo Decisório em sete passos.
Quando em uma Organização, nos deparamos com uma decisão difícil, que exija algumas etapas para as melhores soluções possíveis. Essas etapas são colocadas em sete maneiras eficazes de ir a este processo de decisão (McMahon 2007)
1- A primeira etapa - Focar seu objetivo e resultado.. Isto irá permitir que os tomadores de decisão para ver exatamente o que eles estão tentando realizar e mantê-los em um caminho específico.
2- A segunda etapa - Coletar dados. A Segunda etapa - Coletar Dados. Isso ajudará os tomadores de decisão ter provas concretas para ajudá-los a chegar a uma solução.
3- A terceira etapa - Ideias para desenvolver alternativas. Chegando-se com mais de uma solução para ver qual delas pode realmente funcionar.
4- A quarta etapa - Lista de prós e contras de cada alternativa.Com a lista de prós e contras, você pode eliminar as soluções que têm mais de prós contras, tornando a sua decisão mais fácil.
5- O quinto passo - Tome a decisão. Depois de analisar cada solução, você deve escolher aquele que tem muitas vantagens (ou os profissionais que são mais significativas), e é uma solução que todos possam concordar.
6- O sexto passo - Logo após tomar a ação. Uma vez que a decisão é escolhido, você deve implementá-lo imediatamente.
7- O sétimo passo - aprender e refletir sobre a tomada de decisão. Esta etapa permite que você veja o que você fez certo ou errado quando vem para cima, e colocar a decisão de usar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário