quinta-feira, 31 de março de 2011

Você Sabia? Muito interessante!!

Você Sabia?

Se você é um em um milhão na china, existem 1.300pessoas iguais a você.
A China logo se tornara o país que mais se fala inglês no mundo.
Os 25% da população da Índia com os maiores QI’s, é maior do que o número total da população dos EUA. Traduzindo: A Índia tem mais Crianças Super-Dotadas que os EUA tem de crianças

Você sabia?

Os 10 empregos com maiores procura sem 2010 não existia em 2004. Nos estamos preparando os estudantes para empregos que ainda não existem, usando tecnologia que inda não foi inventada, para resolver problemas que Mem sabemos que são problemas ainda.
O Departamento do Trabalho dos EUA estima que os estudantes de hoje em dia terão 10-14 empregos ate os 38 anos.
1entre 4 trabalhadores estão no seu emprego atual por menos de um ano e1 entre 2 está nele a menos de 5 anos
Você sabia? 

1 entre 8 casais se conheceram pela internet no último ano so nos EUA.
Existem mai se 200 milhões de usuários registrados no MySpace, se o MySpace fosse um pais ele seria o QUINTO maior do mundo ( entre Indonésia e Brasil).
O pais numero 1 em acesso a internet banda Lara é Bermuda,
em 19º EUA e em 22º Japão.

Você sabia?

Estamos vivendo em tempos exponenciais.
Existem 31 bilhões de procuras no Google todo mês em 2006 este número era de 2,7 milhões. Há quem essas perguntas eram feitas antes do Google.
A primeira mensagem de texto comercial foi mandada em dezembro de 1992, hoje o número de mensagens de texto enviadas e recebidas todos os dias ultrapassam o número total da população mundial.
Anos que demoraram para a audiência do mercado chegar nos 50 milhões:
Radio: 38 anos
TV: 13 anos
Internet: 4 anos
IPod:3 anos
Facebook: 2 Anos
O número de dispositivos da internet em 1984 era de 1.000
Em 1992 de 1.000.000
Em 2008 de 1.000.000.000
Existem aproximadamente 540.000 palavras na língua Inglês, quase 5 vezes mais do que na época de Shakespeare
Estima-se que uma semana de “The New York Times” contenha mais informações do que uma pessoa do século 18 adquiria  em toda sua vida.
Estima-se que 4 exabytes  ( 4.0x10^19 ) de informações novas sejam geradas só esse ano, isso é mais do que nos últimos 5.000 anos.
A quantidade de novas informações técnicas estão dobrando a cada 2 anos, para os estudantes que começarem um estudo técnico de quatro anos significará que, metade do que eles aprenderam  no primeiro ano de estudo, estará ultrapassado no terceiro ano.
NTT Japão testou um cabo de fibra óptica que envia 14 trilhões de bits por segundo em um único fio de fibra, isso é equivalente a 2.660 CDs ou 210 milhões de chamadas de telefone por segundo. Isso está triplicando a cada 6 meses e esperara-se que continue assim pelos próximos 20 anos.
Ate 2013 um super-computador será criado, este excederá a capacidade computacional do cérebro humano.
previsões apontam que até 2049 um computado de 1.000 dólares excederá a capacidade computacional de toda espécie humana
Incrível!!!



terça-feira, 29 de março de 2011

Como são criadas as leis.

Leis são as determinações legislativas cuja função é preservar a paz e a segurança social.
A legislação brasileira é pautada em escala hierárquica, a lei mais forte ou de maior força é a constituição federal, a qual todas demais deverão guardar compatibilidade.

Fazes do processo legislativo.

1º Iniciativa
Nessa primeira faze apresenta se um projeto de lei, ato este que poderá ser realizado, pelo presidente da republica e vice, senadores e deputados, procurador geral da republica e pela população.

2º Discussão
Nesta primeira fase o projeto será analisado e debatido.

3º Deliberação
Nesta fase da deliberação acontece a votação do projeto de lei. Algumas espécies normativas dependem de maioria absoluta (maioria dos membros empossados), já outra espécie depende de maioria relativa (maioria dos presentes a seção).

4º Sanção ou veto.
O chefe do poder executivo poderá:
 Sancionar o projeto de lei (autorizar, dar continuidade) de forma expressa ou tácita (automática).
Poderá ainda vetar o projeto, ato este de forma expressa e capaz de atingir todo o projeto ou parte dele.
Em qualquer destas duas propostas o texto que não foi aceito será realizado em votação.

5º Promulgação
É o momento em que a lei obtém validade jurídica.

6º Publicação
É nesta fase em que ocorre o conhecimento publico da lei ( quando divulgada no diário oficial).




segunda-feira, 28 de março de 2011

Você Sabia que a 3M e a empresa mais inovadora do mundo?

Um dos motivos pelo qual a 3M é considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo é que ela estimula a criatividade de seus funcionários, reservando-os 15% do seu tempo de trabalho livre para fazer o que quiserem sem precisar apresentar resultados. E em media a 3M cria um produto novo e diferente a cada três dias.
A 3M mantém essa estratégica para continuar sendo a mais inovadora possível, também investindo muito em tecnologia, pesquisas (sendo 6,5% de sua renda destinada em pesquisa e desenvolvimento de produtos), investindo em treinamento de funcionários, desde os executivos aos operários, com jogos simples de simulação para que cada um possa ver como sua função afeta o resultado financeiro da empresa.




Departamentalização da Teoria Neoclássica.


Há dois tipos de especialização
 
Especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade de supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura, que se faz à custo de um aumento de nível hierárquico.

Especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a pericia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, isso corresponde a uma especialização de atividades e conhecimentos. A especialização horizontal se faz à custo de um maio numero de órgãos especializados no mesmo nível hierárquico.
Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a se agrupar as diferentes atividades em unidades maiores para garantir uma adequada coordenação e integração, daí o principio da homogeneidade.
Assim o principio que deve reger a departamentalização é o principio da homogeneidade.
Tipos de departamentalização.
A departamentalização é o meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.

1-
Por funções
2-
Por produtos ou serviços
3-
Por localização geográfica
4-
Por clientes
5-
Por fase do processo
6-
Por projetos
A departamentalização consiste em escolher modalidade de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos ou divisões.

Departamentalização por funções consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo co as funções principais desenvolvidas dentro da empresa, como toda e qualquer empresa compreende a criação de alguma utilidade dentro de uma economia de troca e as funções fundamentais de qualquer empresa consiste em produção, venda e financiamento.

Onde e quando aplicar a departamentalização por função.

Esta função é inadequada para uma empresa inovadora, pois a uma dificuldade com a adaptação e à flexibilidade a mudanças
essa estrutura é indicada para circunstancias estáveis e de pouca mudança, que tenha um desempenho constante nas tarefas rotineiras.

Trustes


Trustes

Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890.

A expressão é adaptação da expressão em inglês trust, que significa "confiança". Outra forma de organização de empresas é o cartel, que é um acordo de várias empresas independentes para controlar ou dominar o mercado de determinado produto.

Truste é o resultado típico do capitalismo que forma um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços
Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

Truste é a expressão utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência

Também são grandes grupos ou empresas que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até a distribuição das mercadorias.
Um exemplo prático de truste foi quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica  (CADE) utilizou a legislação antitruste para condenar a tabela de Honorários utilizada pelos médicos da Associação Médica Brasileira (AMB).
Truste: é um setor de economia que controla as etapas da produção, desde a retirada da matéria-prima da natureza e a transformação em produtos ate a distribuição das mercadorias. 

Tipos de Truste
Trustes Verticais: são aqueles que visam controlar de forma sequencial a produção de determinado gênero industrial desde a matéria-prima até o produto acabado, sendo que as empresas podem ser de diversos ramos
Trustes Horizontais:Trustes constituídos por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos. Com o truste, há o controle maior da economia em um determinado ramo (ex: siderurgia - extração até distribuição) para se eliminar os custos de produção.




segunda-feira, 21 de março de 2011

No Brasil, Obama fala de possibilidades comerciais.

"Os Estados Unidos não se limita a reconhecer a ascensão do Brasil, apoiamos com entusiasmo", disse Obama a partir da cidade capital, lançou uma missão de divulgação de cinco dias que o levará também ao Chile e El Salvador. He began in Brazil as a sign of solidarity between the two largest democracies and economies in the Americas, and he sought to break through here with his themes of bold cooperation on energy, education and trade. Começou no Brasil como um sinal de solidariedade entre as duas maiores democracias e economias das Américas, e ele procurou romper aqui com seus temas de cooperação em negrito na educação, energia e comércio.Brasil se destaca por sua importância estratégica e econômica para os Estados Unidos. As the world's seventh-largest economy, it is a member of an exclusive club of influential developing nations, and Obama sought to elevate its stature alongside India and China. Como a sétima maior economia do mundo, ele é um membro de um clube exclusivo de influentes nações em desenvolvimento, e Obama procurou elevar sua estatura ao lado de Índia e China."Enquanto os Estados Unidos espera que o Brasil, vemos a chance de vender mais bens e serviços para um mercado em rápido crescimento de cerca de 200 milhões de consumidores", disse Obama para uma reunião de líderes empresariais, levando em conta para se conectar suas viagens para as preocupações dos eleitores de volta para casa. "For us, this is a jobs strategy." "Para nós, esta é uma estratégia de emprego."Ainda assim, Dilma Rousseff não fez nenhum esforço para esconder sua frustração com a resistência do Brasil tem enfrentado em se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança e apelou para a ajuda de Obama em fazer as mudanças necessárias na ONU Ela também se irritou com as políticas dos EUA, que impuseram tarifas sobre produtos brasileiros, incluindo o etanol e algodão, e apelou para uma ação concreta para melhorar os laços econômicos.No entanto, Obama chegou ao Brasil com nenhuma das prestações que Rousseff esperava. He did not endorse Brazil's bid for the Security Council, saying only in a statement that he "expressed appreciation for Brazil's aspiration." Ele não aprovou a candidatura do Brasil para o Conselho de Segurança, dizendo apenas em uma declaração que ele "manifestou o seu apreço para a aspiração do Brasil."

sexta-feira, 18 de março de 2011

Barack Obama no Brasil.

O que se fala na imprensa Americana sobre a vinda de Obama para o Brasil.
Declaração de Imprensa Secretário de Jay Carney presidente Barack Obama viajando para a América Latina.
A viagem será uma oportunidade para envolver os principais parceiros bilaterais, para destacar o empenho da presidente com o hemisfério.
“O Presidente Obama e a primeira-dama viajarão ao Brasil, Chile e El Salvador, 19/23 março, onde o presidente se reunirá com os líderes e falar com os povos desses países para discutir um amplo leque de questões, incluindo a prosperidade econômica e a criação de emprego através do aumento no comércio e parcerias, energia e cooperação para a segurança, partilha de valores e outras questões de interesse regional e global.”
A Casa Branca
Gabinete do Secretário de Imprensa.
Obama disse em seu discurso do Estado da União ao Congresso que a sua viagem ao Brasil, Chile e El Salvador é destinado a "forjar novas alianças para o progresso" nas Américas.
Chile e Brasil têm procurado novos mercados, além do hemisfério ocidental e, cada vez formado o investimento e as ligações de comércio com a China. Comércio do Chile com a China, por exemplo, é mais que o dobro do seu comércio com os Estados Unidos e a China também ultrapassou os Estados Unidos como parceiro comercial do Brasil cima.
"América do Sul, em especial, sente-se muito mais autônoma economicamente e politicamente agora'', disse Sergio Bitar, que serviu como ministro da mineração, educação e obras públicas sob três diferentes governos do Chile.
A primeira família americana deverá receber uma recepção calorosa no Brasil, sua primeira parada e um país com uma sociedade multiétnica. "O Brasil tem a maior população de patrimônio Africano depois da Nigéria. Obama é muito popular no Brasil. Ele é o único líder estrangeiro de urnas superior a 50 por cento'', disse Paulo Sotero, diretor do Instituto Brasil do Woodrow Wilson Center.
Apesar de uma relação de longa data e, geralmente, apertado com os EUA, a política externa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava cada vez mais em desacordo com a dos Estados Unidos nos últimos meses de seu mandato.

Não só por ele dizer que a política dos EUA sob Obama tinha "pouco mudado, ''mas a tentativa do Brasil com a Turquia para negociar um acordo no ano passado para resolver a crise nuclear do Irã também não foi apreciada pelos Estados Unidos. Também o reconhecimento do Brasil do Estado da Palestina com base nas fronteiras que existiam antes de 1967 Guerra dos Seis Dias.
Mas o novo presidente, Dilma Rousseff, indicou que quer uma relação mais estreita, mais pragmática com os Estados Unidos. "O Brasil e os Estados Unidos têm que reaprender a se relacionar com o outro e este é um passo importante'', disse Sotero.

Obama reservou um hotel em Brasília só para ele e sua família. No dia em que o presidente dos EUA se encontrar em Brasília, nem um dos funcionários do hotel ira trabalhar, O presidente mais importante do mundo trás toda sua equipe com você e ate seu próprio carro.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dicas para vencer o desafio SEBRAE.


1- Conheça o manual 
  É recomendável que você leia o manual disponibilizado logo no início do jogo. Ele será seu guia de sobrevivência durante a simulação. É importante que todos os membros da equipe tenham pleno conhecimento de seu conteúdo. Pode apostar que isso os ajudará e muito no jogo. Sei que é uma dica simples, mas tenha em conta que muitos dos seus concorrentes sequer abriram este manual, e é aí que estará o diferencial da sua equipe.

2- Leia mais 
  Leiam muito! Isso mesmo, quanto mais por dentro do assunto tratado no jogo você estiver, melhor. Procure boas literaturas sobre planejamento, marketing, gestão de itens fundamentais como oferta/demanda, preços, sazonalidade e, principalmente, contabilidade! O Desafio SEBRAE, mais do que uma simulação, é um espelho que reflete a realidade das empresas, por isso, os participantes precisam ter uma boa noção dos conceitos abordados.

3- Participe de fóruns de discussão  
Para se ter uma boa experiência no jogo é preciso que os participantes mantenham uma boa troca de informações entre eles, e as conversas informais pela internet ajudam neste processo. Participe de fóruns sobre o Desafio, faça um grupo de discussão no MSN, siga pessoas que já participaram do jogo no Twitter, enfim, são inúmeras as possibilidades de troca de experiências via internet.

4- Faça network com profissionais da área 

Converse com pessoas que tem experiência no mercado abordado pelo jogo. Elas, com certeza, te darão uma boa noção do comportamento deste mercado em aspectos como a sazonalidade, por exemplo. É importante saber as épocas do ano em que tal produto vende mais ou menos. Estreite os laços com este profissionais, network neste jogo também pode ser uma grande ajuda.

5- Seja altamente responsável 

  Como vocês já sabem, o Desafio SEBRAE é basicamente movido por prazos e datas para entrega das tarefas, por este motivo, é preciso ficar atento e não perder nenhum prazo. Alerte sempre sua equipe para não perder os prazos. Com certeza, grande parte das empresas que não chegam às fases finais são eliminadas por causa do prazo de entrega. Fiquem atentos e entregue sempre suas tarefas com antecedência!

6- Monte uma equipe vencedora 

Para participar do Desafio SEBRAE, você precisa ter uma grande equipe, com membros preparados e dispostos a irem até o final com você. Evite escolher as pessoas apenas pela amizade, pense também nas qualificações e na vontade demonstradas, pode ter certeza que isto fará muita falta na reta final.

7- Esteja preparado 

Mais do que um bom concorrente, você precisa ser um concorrente capaz de vencer os demais. E pra isso, é indispensável que você se prepare para o jogo. Leia, estude, pesquise, converse e planeje. Esteja atento a tudo o que acontece na simulação, e de preferência, com os seus concorrentes. Um candidato bem preparado faz uma diferença enorme durante a simulação

Compras de insumo - Desafio SEBRAE

Insumos


Existem dois tipos de insumos: de produção e de acabamento. A escolha dos
insumos de acabamento é de fundamental importância para sua empresa, eles
podem definir se a empresa ganha ou perde competitividade. A decisão sobre
insumos de produção é igualmente importante: qualquer erro pode levar à falta
de insumos com conseqüências terríveis para seu desempenho. Os insumos de
produção, comprados em um período, só serão entregues no período seguinte.
Ainda assim, é uma despesa que sai do seu caixa no período em que a compra é
feita. A cada compra de insumos de produção, você precisa fazer um novo pedido,
o que faz ocorrer um “custo do pedido” que é basicamente o valor do transporte. O
custo dos insumos tem um valor base que é ajustado pela inflação a cada período.
Através de investimentos que aumentem a produtividade da sua unidade de
produção, você pode reduzir o custo efetivo dos insumos de produção, melhorando
a taxa de conversão destes em produtos finalizados.
Essa questão de insumos tem muito haver com o tamanho da planta escolhida, ou capacidade. Se você comprou uma planta de tamanho M que tem uma capacidade produtiva de 3.400 compre 3.000 de insumos, produza 2.000 produtos ou 2.500  e sinta a evolução do seu mercado de 8 equipes.
Mas fica a pergunta que não quer calar, por que devo comprar 3.000 de insumos se vou produzir só 2.000?
Porque você vai ter um estoque de 1.000, te dando uma margem de segurança para a próxima rodada caso você não tenha se saído bem em termos financeiros e de pontuação. Se você produziu e vendeu os 2.000 que comprou parabéns!! Você já tem 1.000 insumos e precisa comprar só mais 2.000 nessa rodada, ou seja, se não deixar uma margem de estoque de insumos de produção, toda rodada você terá que pagar os insumos de produção e de acabamento no total, sendo que o custo disso é muito caro.
E se você não vendeu tudo?
Bom, já vai uma margem de 1.000 insumos de produção de reserva e o restante que você não vendeu de produtos já acabados. Isso não é tão ruim, acontece bastante.
Mas fica a dica se não está vendendo nem 70% do que está produzindo é porque seu investimento em marketing está muito fraco e não está comprando pesquisas para saber como seu mercado anda.

domingo, 13 de março de 2011

Dicas desafio SEBRAE


Invista em Marketing e Pesquisas?


Marketing é tudo, essa é a melhor definição, invista muito mesmo. Pesquisa invista dependendo da sua situação financeira atual, mas sempre é muito bom contratar pesquisas para saber como o mercado está se movimentando.

Sazonalidade

É a flutuação no volume de vendas ou receitas que ocorre em uma determinada época do ano. A sazonalidade se caracteriza pelo aumento ou redução significativa da demanda por um produto ou serviços em determinada(s) época(s) do ano. Exemplos desse tipo de situação são os mais variados: a venda de bebidas e alimentos, o consumo de combustíveis e energia elétrica, a venda de aparelhos eletrodomésticos,

A sazonalidade influência muito na simulação que é o desafio SEBRAE, direcionando mais para o jogo, as sazonalidades altas que normalmente vão de 90 a 110 são as melhores para você se preocupar em tomar uma ótima decisão, você pode aumentar a capacidade da planta para produzir muito nessa rodada de alta, ou pode investir alto em automação desde o início para planta ir crescendo automaticamente, ou pode trabalhar em 2 turnos, ou pode produzir muito em uma rodada anterior e criar estoque para essa rodada.
Insumos

Existem dois tipos de insumos: de produção e de acabamento. A escolha dos
insumos de acabamento é de fundamental importância para sua empresa eles
podem definir se a empresa ganha ou perde competitividade. A decisão sobre
insumos de produção é igualmente importante: qualquer erro pode levar à falta
de insumos com conseqüências terríveis para seu desempenho. 


Os insumos de produção, comprados em um período, só serão entregues no período seguinte.
Ainda assim, é uma despesa que sai do seu caixa no período em que a compra é
feita. A cada compra de insumos de produção, você precisa fazer um novo pedido,
o que faz ocorrer um “custo do pedido” que é basicamente o valor do transporte. O
custo dos insumos tem um valor base que é ajustado pela inflação a cada período.
Através de investimentos que aumentem a produtividade da sua unidade de
produção, você pode reduzir o custo efetivo dos insumos de produção, melhorando
a taxa de conversão destes em produtos finalizados.


Essa questão de insumos tem muito haver com o tamanho da planta escolhida, ou capacidade, como acharem melhor de falar. Se você comprou uma planta de tamanho M que tem uma capacidade produtiva de 3.400  compre 3.000 de insumos, produza 2.000 produtos ou 2.500 (para os jogadores menos conservadores)